5 DevOps Tools You Should Know

5 DevOps Tools You Should Know

5 DevOps Tools You Should Know

As equipes de software hoje têm a tarefa de fornecer automação em um conjunto diversificado de fluxos de trabalho do DevOps. Eles devem oferecer suporte a um amplo portfólio de aplicativos e ferramentas, além de atender às necessidades de diferentes personas, incluindo desenvolvedores, SREs e testadores de controle de qualidade.

As características do software de código aberto se prestam muito para enfrentar esses desafios, pois o OSS pode ser muito mais fácil (e mais barato) para integrar-se aos elementos do seu pipeline do que outras soluções.

As equipes de DevOps e SRE devem usar ferramentas como: Painel de Revisão (revisão de código), Artificatório (repositório para projetos de código aberto), Jenkins (pipelines de CI / CD) Terraform (infraestruturas) e Delphix (proteção de mascaramento de dados) para trazer automação e velocidade para desenvolvimento para lançamentos mais rápidos.

1. Painel de Revisão

O [Review Board] (https://www.reviewboard.org/) é uma ferramenta de revisão de código colaborativa baseada na Web, disponível como software livre sob a licença MIT.

Uma alternativa ao Rietveld e Gerrit, o Review Board se integra ao Bazaar, ClearCase, CVS, Git, Mercurial, Perforce e Subversion.

Você pode conferir uma demonstração do painel de revisão aqui.

O Review Board pode ser instalado em qualquer servidor executando Apache ou lighttpd e é gratuito para uso pessoal e comercial.

Há também um serviço de hospedagem comercial oficial do Review Board, o RBCommons.

As solicitações de revisão podem ser postadas manual ou automaticamente usando uma API da Web REST ou um script Python.

2. Artefato

Como o primeiro repositório universal do mundo, JFrog Artifactory é o coração de missão crítica da Plataforma JFrog, funcionando como a única fonte de verdade para todos os pacotes, imagens de contêineres e gráficos Helm, conforme eles se movem por todo o pipeline do DevOps.

3. Jenkins

Jenkins - um servidor de automação de código aberto que permite que desenvolvedores de todo o mundo construam, testem e implantem seus softwares com confiabilidade.

Jenkins é um servidor de automação gratuito e de código aberto. Ajuda a automatizar as partes do desenvolvimento de software relacionadas à construção, teste e implantação, facilitando a integração contínua e a entrega contínua. É um sistema baseado em servidor que é executado em contêineres de servlet, como o Apache Tomcat.

Ele suporta ferramentas de controle de versão, incluindo AccuRev, CVS, Subversion, Git, Mercurial, Perforce, ClearCase e RTC, e pode executar projetos baseados em Apache Ant, Apache Maven e sbt, bem como scripts shell arbitrários e comandos em lote do Windows. O criador de Jenkins é Kohsuke Kawaguchi. Lançado sob a licença MIT, o Jenkins é um software livre.

As construções podem ser acionadas por vários meios, por exemplo, confirmar em um sistema de controle de versão, agendar através de um mecanismo semelhante ao cron e solicitar uma URL de construção específica. Também pode ser acionado após a conclusão de outras compilações na fila. A funcionalidade Jenkins pode ser estendida com plugins.

O projeto Jenkins foi originalmente denominado Hudson e foi renomeado após uma disputa com a Oracle, que bifurcou o projeto e reivindicou direitos ao nome do projeto. O fork do Oracle, Hudson, continuou a ser desenvolvido por um tempo antes de ser doado à Eclipse Foundation. O Hudson da Oracle não é mais mantido e foi anunciado como obsoleto em fevereiro de 2017.

4. Terraform

Terraform é uma infraestrutura de código aberto como ferramenta de software de código criada pela HashiCorp. Ele permite que os usuários definam e provisionem uma infraestrutura de datacenter usando uma linguagem de configuração de alto nível conhecida como Hashicorp Configuration Language (HCL) ou, opcionalmente, JSON.

O Terraform suporta vários provedores de infraestrutura de nuvem, como Amazon Web Services, IBM Cloud (anteriormente Bluemix), Google Cloud Platform, DigitalOcean, Linode, Microsoft Azure, Oracle Cloud Infrastructure, OVH, Scaleway, VMware vSphere ou Open Telekom Cloud, bem como OpenNebula e OpenStack.

A HashiCorp também suporta um Terraform Module Registry lançado em 2017 durante as conferências HashiConf 2017. Em 2019, a Terraform introduziu a versão paga chamada Terraform Enterprise para organizações maiores. O Terraform possui quatro comandos principais: Terraform init, Terraform Plan, Terraform Apply, Terraform Destroy.

Com o Terraform, você pode:

** Entreguar a infraestrutura como código com o Terraform **

Gravar arquivos de configuração declarativa Colaborar e compartilhar configurações Evolua e versão sua infraestrutura Automatizar provisionamento Defina a infraestrutura como código para gerenciar o ciclo de vida completo - crie novos recursos, gerencie os existentes e destrua os que não são mais necessários.

** Gravar arquivos de configuração declarativa **

Planejar e prever mudanças Dependências de recursos claramente mapeadas Separação do plano e aplicação Fluxo de trabalho consistente e repetível O Terraform fornece uma experiência elegante para os operadores, com segurança e previsibilidade, fazer alterações na infraestrutura.

** Planejar alterações na infraestrutura de nuvem ** Criar infraestrutura reproduzível Ambientes de produção, preparo e desenvolvimento reproduzíveis Módulos compartilhados para padrões de infraestrutura comuns Combine vários fornecedores de forma consistente O Terraform facilita a reutilização de configurações para infraestrutura semelhante, ajudando a evitar erros e economizar tempo.

5. Delphix

O que é o [Delphix] (https://www.delphix.com/blog/data-virtualization/what-delphix)?

Delphix é um software que é executado como uma VM no VMware. Delphix gerencia armazenamento. O Delphix parece um NAS para clones de bancos de dados usando o Delphix. O Delphix extrai alterações dos bancos de dados de origem. Delphix expõe os dados do banco de dados de origem para clonar bancos de dados via NFS. Os bancos de dados clone compartilham todos os blocos duplicados no Delphix e apenas os blocos modificados são mantidos privados para esses clones.

O Delphix compacta os dados armazenados no Delphix e orquestra o acesso aos blocos duplicados de compartilhamento de dados entre vários clones e mantendo os blocos modificados privados aos clones que fizeram as alterações. A partir dos dados de origem no Delphix, é possível ativar clones em alguns minutos para quase nenhuma sobrecarga de armazenamento.

As instâncias de clone são executadas em qualquer hardware que tenha o software Oracle compatível instalado e essas instâncias de banco de dados de clones referenciam os arquivos de dados no Delphix via NFS. O Delphix é automatizado e todas as operações são ativadas com apenas alguns cliques do mouse em uma GUI ou podem ser scripts através de uma CLI. Delphix é tão simples que um desenvolvedor pode clonar bancos de dados em minutos sem conhecer o Oracle ou o SQL Server. O valor principal é velocidade e agilidade.

Acelerar projetos de desenvolvimento Fornece proteção de backup e recuperação, eliminando backups semanais pesados ​​de recursos longos Eliminar janelas ETL e atualização do banco de dados de relatórios Pode-se fornecer a todos os membros de uma equipe de desenvolvimento todas as suas próprias cópias privadas do banco de dados, fornecendo cópias completas, eliminando gargalos causados ​​pelo compartilhamento de uma única cópia e evitando erros causados ​​pelo uso de subconjuntos.

Um cliente estima eliminar 20% dos bugs no produto após deixar de usar subconjuntos para desenvolvimento e acessar os bancos de dados virtuais completos do Delphix. Além disso, se cada desenvolvedor tiver sua própria cópia, poderá codificar sem ser bloqueado por outros desenvolvedores. As equipes de uma empresa aguardavam 1 a 2 semanas para que os desenvolvedores fizessem modificações nos bancos de dados compartilhados antes do Delphix.

Ainda mais impressionante é que o controle de qualidade pode gerar muitas cópias em minutos em paralelo, gastando muito tempo construindo bancos de dados de controle de qualidade e executando testes destrutivos. Alguns de nossos clientes gastaram mais de 90% de seus tempos de ciclo de controle de qualidade criando ambientes de controle de qualidade e menos de 10% dos tempos de ciclo de controle de qualidade realmente fazendo controle de qualidade. Agora, com o Delphix, eles têm 99% de seu tempo de ciclo de controle de qualidade realmente fazendo o controle de qualidade!

Em grande parte graças às acelerações do controle de qualidade, alguns clientes atingiram a produção 5x maior. É como pegar uma equipe de 100 pessoas e obter a produção efetiva de 500 pessoas. Sem precedente. Uma melhoria de 5x é a mais alta, mas o resultado de 2x do projeto é uma melhoria padrão.

No mínimo, vemos uma melhoria mínima de 20%. O Delphix também atua como um backup eficiente, pois após a primeira cópia completa, o Delphix nunca tira uma cópia completa novamente, mas apenas traz alterações. O Dephix mantém semanas de alterações, o que significa que, se alguém ou algo fez uma alteração destrutiva ontem na produção, eles podem extrair os dados do Delphix antes da alteração.

Um provedor de cabo acabou de instalar o Delphix 2 dias antes de alguém deixar a tabela de títulos de filmes em prod, o que significa que nenhum dos 26 milhões de clientes não conseguiu alugar filmes. É claro que Dataguard também teve a queda. Eles teriam ido para o backup para se recuperar levando 8 horas, mas desde que tinham o Delphix que obtinha os dados em minutos.

Ao fazer backups eficientes, o Delphix libera muitas redes de nossos clientes nos finais de semana, porque eles não precisam mais fazer cópias completas no fim de semana. O Delphix também pode marcar e ramificar versões do banco de dados, habilitando o “controle de dados” para os bancos de dados, como se faria com o controle de origem do código.

Referências


Deixe seu comentário, siga nossas redes:

  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • E fique ligado, pois toda semana teremos videos e novos tópicos que podem ser de seu interesse.

Abraço e até a próxima! 😉👍

Published on Jul 05, 2020 by Vinicius Moll

Share on / compartilhe: